terça-feira, 28 de abril de 2009

Confirmação de uma nova data

Poucas horas depois de termos colocado o último post, recebemos uma chamada da Delegação do Norte. Sempre muito simpática e compreensiva, a senhora com quem temos mantido contacto falou-nos na possibilidade de realizar a entrevista já esta quinta-feira. Como temos o dia cheio de aulas e inclusivé a apresentação de um trabalho, pedimos para tentar marcar uma outra data.
Apenas uma hora depois recebemos uma nova chamada. A entrevista está agora marcada para o próximo dia 5 de Maio, pelas 16 horas.
Esta é uma entrevista muito importante do nosso projecto, porque vai-nos permitir realizar dois pontos: a entrevista televisiva e as respostas às dúvidas das pesssoas sobre o tema "desemprego", que depois será designado por FAQ`S.
Durante a conversa com o delegado regional esperamos também conseguir, quem sabe, autorização para recolher imagens dentro do centro de emprego de Braga ou Santo Tirso, o que nos ajudaria muito num outro ponto do projecto.

Entrevista ao Delegado Regional do Norte do IEFP

Após várias recusas por parte dos centros de emprego, dos seus técnicos e directores, decidimos concentrar esforços para conseguir uma entrevista com o Delegado Regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Sim, porque ele não precisa de pedir autorização a ninguém para nos dar a entrevista!
À cerca de duas semanas fizemos o primeiro contacto. Ligamos para a delegação do norte e pediram-nos para enviar um e-mail a formalizar o pedido. Na semana passada finalmente nos contactaram. Tinhamos a entrevista marcada para o dia 27, pelas 11horas.
Na sexta-feira requisitamos a câmara, para na segunda de manhã rumarmos em direcção ao porto.
No entanto na sexta à tarde recebemos outra chamada a desmarcar a entrevista. Segunda a senhora que nos ligou, temos que esperar um novo contacto, onde nos dirão uma outra data.
Esperámos que seja brevemente...

Reportagem “Rio Vizela”: Operação concluída

Ontem, numa tarde em que a chuva ameaçava cair a qualquer instante, fomos fazer a reportagem com as duas ex-trabalhadoras da fábrica de tecidos do Rio Vizela.
Às 14 horas estava tudo a postos para darmos início à recolha de imagens. Com tripé, câmara de filmar, microfone e bloco de notas na mão, demos início à nossa ronda pela fábrica.


sexta-feira, 24 de abril de 2009

Galeria de imagens da fábrica de tecidos do Rio Vizela



A meio da semana, aproveitando o bom tempo que se fazia sentir, fomos à fábrica Rio Vizela tirar as nossas fotos para a galeria de imagens do nosso blogue final. A grandiosidade da fábrica é impressionante. São dezenas de pavilhões espalhados pelos dois lados das margens do Rio Ave. De salientar que a fábrica encontra-se entre duas freguesias: São Tomé de Negrelos e Vila das Aves que têm como fronteira o Rio Ave.


Começamos a nossa visita pelo lado pertencente a Vila das Aves. É deste lado que se encontram os locais mais importantes da fábrica, desde a portaria e escritórios, até ao café e à antiga creche. É também deste lado que estão os dois mais importantes pavilhões da fábrica: a tecelagem e a fiação que se encontram ambos abandonados. Parte dos escritórios continuam em funcionamento, assim como um dos pavilhões que serve neste momento de abrigo à CITEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil. Neste pavilhão a movimentação de dezenas de formandos contrasta de uma forma assustadora com o abandono e silêncio dos restantes locais.

Após quase uma hora de visita atravessamos a pequena ponte que nos levou ao outro lado da margem. Mais uma vez, os contrastes eram muitos. Do lado direito cerca de meia dúzia de pavilhões, relativamente em bom estado de conservação e ocupados por diversas pequenas empresas, que desde o encerramento da fábrica foram alugando alguns pavilhões. Do lado esquerdo inúmeros edíficios, que outrora serviram de casa a muitos trabalhadores, completamente degradados...pelo meio até descobrimos um placard com a história da fábrica perdido entre os escombros...

Aquela que outrora foi a segunda maior fábrica têxtil da Europa é agora um misto de degradação e imponência.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Reportagem na Fábrica "Rio Vizela"

Costuma-se dizer que à terceira é de vez...e a sabedoria popular concretizou-se. Após duas idas falhadas à Fábrica Rio Vizela, em Vila das Aves, finalmente obtivemos autorização para filmar dentro daquele local. A ideia é acompanhar um ex-trabalhador numa visista à sua antiga fábrica...uma reportagem onde as memórias antigas e a saudade serão o ponto forte.





Saiba mais...

Segunda tentativa: Centro de Emprego de Santo Tirso

Dois dias após a ida ao Centro de Emprego (CE) de Braga, decidimos tentar a nossa sorte no CE de Santo Tirso. Mais uma tentativa falhada.



Saiba porquê...